Como alguns de vocês podem ter percebido, recentemente instalei aqui o ResuLinux 2.91, a qual pretende ser a distro mais rápida no boot, se não uma das mais rápidas (a mais rápida que já vi/testei foi o Xpud, mas a utilidade e clareza dele para mim foi o mesmo que nada...).
Bem, preciso do suporte a Bluetooth em meu computador porque estou gostando da ideia de usar meu celular como pendrive, pois razão da capacidade do cartão é absurda e o adaptador BT é menor que o pendrive, o que me faz preferir carregá-lo, além da vantagem de não pegar vírus pela conexão BT - para meus Linuxes não faz diferença, mas não quero ser um vetor de pestes digitais onde exista outro sistema.
O ResuLinux não possui o suporte "nativo" ao BT preparado e no fórum da distro não encontrei direção. Mais uma vez, estou à minha mercê, dependendo de mim mesmo e do Google. Este geralmente não me desampara.
Chega de chiadeiras e vamos ao que interessa. Entre como root, abra um terminal e digite:
# apt-get update
Aguarde a atualização dos repositórios etc e:
# apt-get install bluez-utils kdebluetooth dbus bluetooth
Como root, no terminal, digite:
# kblueplugd &
Espete o adaptador BT e pode iniciar com usuário normal:
# kdebluetooth
Não parei ainda para estudar os scripts de inicialização do Resu, pois os mesmos aparentemente são diferentes das distros padrão.
Assim que eu aprender explico como tornar definitivo o suporte. Mas pelo menos funciona e nem foi tão difícil configurar.
Note que nem o próprio desenvolvedor da distro foi capaz de dar uma resposta positiva neste sentido, pois segundo ele, "não possui um dispositivo Bluetooth para desenvolver o suporte no ResuLinux" (está lá no fórum do ResuLinux). Enfim, taí a solução.
Interessante notar que ela deve resolver os problemas de BT de outras distros baseadas em KDE 3.X. Não testei em outras, de qualquer forma, pois o Ubuntu que está em minha outra partição (e em meus outros PCs) faz isso de forma automática no GNOME.
[2] Comentário enviado por georgekihoma em 26/10/2009 - 17:01h
Meu Debian Lenny com kernel recompilado vai da tela do grub ao Icewm aberto em 13 segundos. E não tenho texas flood. QUanto tempo o seu resulinux demora pra ir da tela do grub/lilo até a interface gráfica?
[3] Comentário enviado por removido em 26/10/2009 - 18:20h
ainda nao medi, mas com certeza demora mais q isso... sempre usei o icewm e o blackbox no slackware, agora que estou ficando velho e mole e fico de gnome e kde.
---
acabei de medir. 46s do enter do grub ao KDE aberto.
Config:
Celeron 2.26GHz
Mobo Gigabyte P800 num sei que onboard
384MB RAM (-8MB para o video)
3x40GB IDE (torra o saco ele renovar o /etc/fstab o tempo todo)
-----
PS 2: rsrsrs acho que o pessoal do ResuLinux tem uma estrada muito longa se pretende ser mais rápida que alguma coisa... acabei de contar meu Ubuntu 9.04 direto da caixa, sem compilar nada, etc., do zero a tela do Gnome: 26s (mesma máquina).
-----
PS 3: 3/11/2009: acabei de medir, do enter do grub ao Blackbox aberto: 22s. Ou seja: o Ubuntu ainda tá dando de lavada...rsrs
[4] Comentário enviado por georgekihoma em 27/10/2009 - 08:50h
Esqueci de postar a configuração da máquina:
Core 2 Duo E7400
Mobo Asus P5KPL-AM
2GB RAM DDR 800
HD 320GB SAmsung Sata II
G-Force 8600 1 GB
DVD-RW Samsung Sata